The Gift (banda

Miguel Ribeiro, Guitarrista e Baixista

The Gift uma bandaportuguesa, deAlcobaça, formada em1994. No seu reportrio, escrito em sua grande maioria emingls, estão temas comoOk! Do you Want Something Simple?(1998),Driving You Slow(2004) eFcil de Entender(2006).

Nascidos em1994, os The Gift surgiram inicialmente como projecto paralelo dos Dead Souls, banda de então deNuno GonçalvesMiguel Ribeiro. A evolução de um projecto para o outro aconteceu de forma natural, uma vez que sentiam que a sonoridade dos Dead Souls estava limitada aos instrumentos que utilizavam (guitarra, bateria, baixo e ukulele), e a urgncia em experimentar novos sons e partir para novos horizontes musicais era cada vez maior. Assim, o que começou por ser um projecto secundrio de ambos os jovens a darem os passos iniciais na msica, foi crescendo e ganhando maior importância na vida destes.[1]

De dois, os The Gift passaram a uma banda de quatro elementos com a entrada deRicardo Bragae deSnia Tavarespara vocalista. Snia ingressou na banda quase por acaso e, apesar de mais tarde vir a dar novas tonalidades msica dos The Gift, na altura a escolha de uma voz feminina não foi vista com bons olhos por Nuno, que não conseguia idealizar uma rapariga a cantar no grupo. Na base destes anticorpos esteve a gritante misoginia reinante na banda. A barreira tornou-se ainda maior ao Snia não proferir uma nica palavra durante os primeiros ensaios e permanecer timidamente afastada dos restantes msicos. At ao dia em que quebrou o silncio, começou a cantar, e de uma assentada compôs o primeiro tema do grupo: Lenor. Estava dado o primeiro grande passo dos The Gift.

A partir daqui a sonoridade do grupo começou a ganhar forma e em Setembro de 94, Snia, Nuno, Miguel e Ricardo (com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos) inscreveram-se noConcurso de Msica Modernado Bar Ben, emAlcobaça. A banda acabaria por ir passando de eliminatria em eliminatria, at chegar final, e terminaria em 2º lugar para grande surpresa de todos dada a curta existncia do grupo.

Encarando o resultado do concurso como uma vitria e um estmulo, os The Gift começaram a aspirar a mais e deram o seu primeiro concerto em nome prprio noMosteiro de Alcobaça, em Julho de 95. Seguir-se-ia oCentro Cultural de Belm, no Espaço 7-9], em Setembro de 96 e o convite para tocar noPorto, nobar Labirintho, em Novembro desse ano. Foi nessa noite, com o incentivo do dono do bar, Jos Carlos Tinoco, que surgiu a ideia de gravar a primeira maqueta do grupo. Desde esse dia e at Maio de 97 os The Gift empenharam-se a 100% na preparação do seu primeiro registo discogrfico, tendo como ambição mostrar a sonoridade da banda aos media e s editoras. Deste esforço nasceuDigital Atmosphere, CD composto por 6 temas e uma parte multimdia com entrevistas e vdeos da banda, gravado em casa e sem edição comercial.

O objectivo de chamar a atenção daindstria musicalnão seria atingido da forma desejada, mas as expectativas relativamente crtica musical viriam a ser ultrapassadas, obtendo de imediato o reconhecimento por parte dos media.

Ainda nesse ano os The Gift partiram para a estrada, percorrendo cerca de 630 auditrios (muitos deles esgotados) e editando no final da digressão um vdeo com os concertos doCentro Cultural de Belme doCine-teatro de Alcobaça. Logo aps a Digital Atmosphere Tour a banda ficaria reduzida a quatro elementos, com a sada de Ricardo Braga, permanecendo com a formação com que continuaria at hoje, e estabeleceria o objectivo de editar um novo disco, como banda independente, suportando todas as despesas e sem qualquer tipo de apoio por parte de algumaeditora discogrfica.

Ganham, em 2005, na categoria de Best Portuguese Act, oMTV Europe Music Awards, prmios entregues esse ano emPortugal. Este reconhecimento obtido atravs do seu lbum duploAM-FM. A 30 deOutubrode2006lançam o lbum ao vivo e DVDFcil de Entender, cujo nome o de uma canção cantada em Portugus e faixa escondida do lbumAM-FMque foi apresentada no decorrer da AM-FM Tour.

Em2007ganham oGlobo de OuroSIC/Caras) de Melhor Grupo com o lbum editado no ano transactoFcil de Entender.

Em 2009, Nuno Gonçalves convidado a regravarAmlia Rodrigues, nascendoAmlia Hoje, com participação daSnia TavaresFernando RibeirodosMoonspellPaulo PraçadosPlaza.[2]O disco foi lançado a 27 de Abril e foi tornado pblico em televisão na Gala XIV Globos de Ouro naSIC, no dia 17 de Maio de 2009.[3]. Entretanto a banda j est a preparar o sucessor deAM-FMcom as gravações a serem feitas emMadrid[4].

Com o lançamento do ltimo lbum da banda,Fcil de Entender, a ter acontecido em 2006, anunciado o lançamento dum novo lbum,Explode, em Fevereiro de 2011. O lbum foi disponibilizado no site da banda, ao preço que o consumidor desejasse pagar. Para apresentar as novas canções a banda programou para Março do mesmo ano, uma srie de trs concertos noTivoli, Lisboa, e um emMadrid, em Maio.[5][6]O lbum em suporte fsico foi colocado venda em meados de Março de 2011.[7][8][9]

Foi anunciado a 19 de Setembro de 2011, a nomeação da banda para os prmiosMTV Europe Music Awards, na categoria Best Portuguese Act,[10]sendo o prmio arrecadado pela cantoraAurea.

No incio do ano 2012, o siteArt Vinylelege o discoExplode, como uma das melhores capas do ano 2011. O lbum ficou em 27º lugar, numa lista de 50 melhores capas que inclui nomes comoColdplayThe StrokesJay-Z.[11]Ainda no incio de 2012, e tendo passado menos de um ano do lançamento deExplode, a banda anuncia o lançamento de um novo lbum.Primaverafoi lançado dia 9 de Janeiro, contendo doze faixas.[12]

Retirados do lbumFcil de Entender:

2016: Love Without Violins (feat.Brian Eno)

(Universal Music) – com o tema indito In Repeat

1999- Não s Homem, Não s Nada – o grupo fez a banda sonora dasitcomda Herman Zap Produções, comAlexandra LencastreJoaquim Monchiqueentre outros, exibida naRTP1.

– A single hand camera documentary, by Gonçalo Covacich. (VHS)

2004AM-FMDVD (Documentrio On the road; Making of AM-FM).

2006Fcil de EntenderDVD- concerto ao vivo.

2011- Explode DVD (Making of Explode, Madrid / ndia / Alcobaça)

2000- The Gift- a single diary: fotografias daVinyl (lbum)

2015- The Gift 20: a histria dos 20 anos da banda de Alcobaça, por Nuno Galopim.

Globo de Ourona categoria Melhor Grupo com o lbumFcil de Entender

2005Prmio Arco-ris- Este prmio foi entregue pelaAssociação ILGA Portugal, reconhecendo o contributo na luta contra a discriminação e homofobia.

MTV Europe Award for Best Portuguese Act

lbum «Amlia Hoje» ser apresentado esta quarta-feiraDiario Digital

video-amalia-rodrigues-recordada-na-gala-do-anoRevista Caras

The Gift preparam novo lbum em Madrid

The Gift: fãs decidem quanto pagar pelo novo discoblitz.aeiou.pt

Fãs pagaram 9 euros por lbum dos The Giftem

Novo lbum dos The Gift chama-se «Explode»em

The Gift lançam uma canção por dia na Internetem

«Aurea e The Gift entre nomeados da MTV para «Best Portuguese Act»». musica.sapo.pt. 19 de Setembro de 2011

. Consultado em 24 de setembro de 2011

(lbum) -2011-melhor-capa/1314333-3378.html «Capa dos The Gift uma das melhores de 2011»

. Consultado em 7 de Janeiro de 2011

«The Gift lançam disco novo j este ms»Blitz (revista)

. Consultado em 7 de Janeiro de 2011

«Vrios/Compilações Nacional, VARIOS/NACIONAL COMPILACOES, Vrios». Fnac

ilga-portugal.pt/noticias/premioarcoiris

bestrock.clix.pt/ 28.07.2009 – MTV: votação portuguesa at hoje

contendo imagens e outros ficheiros sobre

Blog sobre a Banda, autoria de Lafolie

Ok! Do you want something simple? • Real • Truth • Waterskin • Question of Love • Driving You Slow • 11:33 • Music • Fcil de Entender • 645 • Made For You • RGB • Race Is Long • Primavera

Msicos vencedores dos MTV Europe Music Awards

!Imagem local diferente da no Wikidata

Esta pgina foi editada pela ltima vez (s) 1
0h45min de 7 de junho de 2017.

Este texto disponibilizado nos termos da licençaCreative Commons – Atribuição – Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte ascondições de uso.